quinta-feira, 6 de agosto de 2009

18

Certa vez eu descobri um segredo da minha mãe. Pode parecer algo simples, corriqueiro, inclusive, hábito apreciado por várias mulheres modernas e outras nem tão modernas e jovens assim, minha tia avó, por exemplo, fazia igualzinho a mamãe, e pasmem, com a mesma pessoa. Mas não imaginava a dimensão daquilo tudo, ainda mais ali, na minha casa.

Nunca me esqueci do dia em que mamãe me levou com ela e, ainda por cima, no carro do papai. Coitado. Se arrumou toda, colocou roupa bonita, passou batom, perfume e pronto. Fomos. Mamãe fazendo aquilo tudo com tanta naturalidade me espantava. Não compreendia. E eu, era conivente com aquilo tudo, embora naquela época conivente e canivete não eram muito diferentes pra mim.

Andamos por uns quinze minutos, no carro do papai, e finalmente chegamos no tal local. Mamãe se abaixou e me olhando nos olhos disse que se não fizesse isso, dentro de dois meses estaria igual a vovó. Entendi mais tarde o motivo da minha tia avó fazer aquilo também.

Perguntei a razão da vovó não fazer aquilo e mamãe me disse que vovó era uma mulher tradicional, já era muito esforço dela ir à manicure, imagina então tingir os cabelos.

2 comentários: